quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Inovação Chilena: Milhares de versões do mesmo filme

Foto: Homero Monsalves, El Mercurio
Willy Semler, protagonista no projeto experimental ''Papá''.


"Papá", o filme chileno com três milhões de versões

SANTIAGO - Doze horas de projeção contínua marcaram a estréia de "Papá o 36 mil juicios de un mismo suceso", o novo projeto do Coletivo Sure, que oferece uma versão diferente da sua história cada vez que o filme volta a começar.


Leo Medel e Juan Pablo Fernández, produtor e diretor do filme, conversaram com o jornal El Mercurio Online para explicar a forma que se desenvolveu sua produção, ainda que brinquem e recordem que a tarefa de apresentar seu trabalho os tenha obrigado muitas vezes a usar sua habilidade de desenhistas para que os entendam.

Entretanto, sentados na sala de imprensa do Festival de Cine de Viña del Mar, se concentram e voltam a colocar em palavras a estrutura que da vida à "Papá", que deixa de lado os tradicionais rolos de película e usa como suporte o DVD.

O Coletivo filmou três versões distintas da sua história e as dividiu em uma série de partes, em seguida um engenheiro criou um software que está incorporado ao DVD e constrói cada fragmento do relato de forma aleatória usando alguma das três possibilidades que possui. Isto evita que o roteiro perca a ordem que tem e, por exemplo, o fim da história se veja ao princípio ou ao contrário.

"Guardando as proporções, sinto que a forma (na qual está feita "Papá") é super parecida à “Os Detetives Selvagens”, de Rorbeto Bolaño (escritor chileno comparado a autores pertencentes à Geração Beat), onde a história vai se contanto desde a perspectiva de cada personagem", comenta Medel.

Em Vinã del Mar, por exemplo, nas doze horas que durou a projeção contínua de "Papá", puderam-se ver oito versões, "porém, o programa, pode gerar mais de três milhões de histórias diferentes", acrescenta Medel.

Fernández recorda uma anedota que lhes sucedeu com uma senhora na Ciudad Jardín, que assistiu o filme quatro vezes, com pausa para o almoço incluída, e comparou "Papá" com uma novela, porque a razão de ficar tantas horas frente à tela foi na tentativa de investigar o que ocorria com alguns personagens que apareciam brevemente e logo desapareciam.

Seus realizadores recordam que a idéia de realizar um trabalho como este nasceu quando chegaram os primeiros DVDs ao Chile, que permitiam ver diversos finais de um filme, por exemplo, e eles sentiram que a tecnologia digital podia dar-lhes novas possibilidades de fazer coisas.


A história central

Apesar das múltiplas versões que se poderiam assistir, o roteiro desta produção está baseada em mostrar a história de um professor universitário (Willy Semler), que mantém uma relação secreta com uma aluna (Mariela Mignot), até ser descoberto por sua filha Rocío (Macarena Losada).

Semler é o mais veterano do grupo realizador de "Papá", inclusive interpreta duas canções da trilha sonora, porém confia no projeto e acredita que os integrantes do Coletivo Sure darão o que falar.

A idéia do Sure é estrear "Papá" no ano que vem, no entanto, já estão trabalhando em seu próximo projeto, que será dirigido por Fernández e já tem título: "Tchau".


Fonte: Emol

Papa o 36 mil juicios de un mismo suceso - Trailer 1


Papa o 36 mil juicios de un mismo suceso - Trailer 2

Nenhum comentário: