quinta-feira, 19 de junho de 2014

Grupo E - Equador curta-metragem

corto,curta, short film
Junto com Chile, o Equador é um dos dois países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil. Talvez isso seja um dos fatores que contribuam pra não termos muito contato com a cultura equatoriana. Um dado interessante  é que, por causa das Ilhas Galápagos, a República del Ecuador foi considerado o país de maior biodiversidade do mundo por unidade de área. Falando de cinema equatoriano, pode-se dizer que nestes últimos anos tem vivido seu auge por conta de uma conjunção de fatores: o incentivo de políticas públicas, a criação de escolas audiovisuais, o reconhecimento internacional de algumas de suas produções e o interesse do público equatoriano pelo cinema nacional. Esse crescimento tem como marco o longa Ratos, Ratones, Rateros (1999), de Sebastián Cordero. O sítio da BBC Brasil em 2010 escreveu "Cinema do Equador desponta com foco em imigração e ajuda do governo", detalhando sobre o fenômeno do cine equatoriano e sua temática. Já a matéria "Cinema equatoriano vive auge com 182 filmes em 5 anos", publicado em 2011 pelo portal Terra, fala dessa ascensão.

corto, short, curta
À ESPERA. A jornada de uma menina em curta equatoriano
Não é à toa que apresento aqui uma das mais bonitas produções que tenho assistido nessa minha solitária e maluca busca por curtas-metragens dos países que jogam a Copa do Brasil. Foi de cara, o primeiro que vi, nunca imaginei que seria tão fácil achar um curta equatoriano pra postar aqui. Uma maravilha que, inicialmente, nos contempla com a beleza da paisagem do Equador. Já de início percebe-se uma fotografia diferenciada, que privilegia os espaços, o lugar, a natureza. Em seguida surge uma garotinha linda, vestindo roupas típicas da região com cores intensas. En Espera mostra a longa jornada que a menina faz pra se deslocar da zona rural até a cidade. Sem pressa, valorizando o percurso com planos abertos e longos pra um filme de quinze minutos, a jovem diretora Gabriela Calvache conduz seu curta com a experiência de um veterano e com rara propriedade apresenta uma história comovente e intimista. Emocione-se com este curta que conquistou diversos prêmios mundo a fora.
En Espera


Sinopse
Entre a cidade e o interior, formas modernas e sutis de escravidão se desenrolam. Uma garota espera, na beira da estrada, pelo caminhão que vai levá-la à cidade.

Gênero Ficção
Diretor Gabriela Calvache
Elenco María Sol Barragán, Juan David Mayorga, Orlando Barrionuevo, Rosa María Sevilla
Ano 2010
Duração 15min
Cor Colorido
Bitola HD
País Equador

Nenhum comentário: