terça-feira, 9 de julho de 2019

TRABALHO INFANTIL - 10 Centavos, a Dura Vida de um Menino

curta-metragem, cortometraje, short film, cortometraggio, court metrage

Em repúdio as declarações do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro, sobre o trabalho infantil, o Outro Cine apresentará, nas próximas postagens, alguns filmes que retratam essa triste realidade.

Não há dignidade no trabalho infantil, pelo contrário, é indigno, é cruel. Neste momento obscurantista que vivemos, parece ser uma obrigação realçar o óbvio. Trabalho infantil não é vender trufas na escola pra juntar dinheiro pro passeio de fim de ano; não é ajudar no comércio da família; não é ajudar, vez em quando, a lavar a louça ou varrer a própria casa. A realidade de crianças que vivem na miséria é bem pior do que a elite ou a classe média conseguem enxergar. A seguir, o primeiro desta série de filmes, é o curta-metragem 10 Centavos, dirigido por Cesar Fernando de Oliveira. Talvez uma obra audiovisual possa ajudar a demonstrar a dura realidade de crianças pobres, meninas e meninos que não tem outra alternativa a não ser o trabalho.

10 Centavos

Sinopse
Um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

Gênero Ficção
Subgênero Drama
Diretor Cesar Fernando de Oliveira
Elenco  Fernando Fulco, Frank Magalhães, Jorge Júnior, Narcival Rubens, Paulo Prazeres, Stela Voutta
Ano 2007
Duração 19 min
Cor Colorido
Formato 35mm
País Brasil

Assista também


Um comentário:

Blog das Ignorâncias disse...

Muito importante esse posicionamento e esta discussão diante deste período tão sombrio que estamos vivendo. Parabéns por iniciar a discussão e estou ansiosa para os próximos títulos.