terça-feira, 16 de julho de 2019

TRABALHO INFANTIL - Documentário A Invenção da Infância

doc brasileiro, short film, documentary, documentário sobre a infancia

Disposto a organizar uma pequena mostra de filmes que tivessem a temática trabalho infantil, selecionei os curtas-metragens 10 Centavos, Bilú e João e Carreto, todas produções ficcionais que retratam, cada um ao seu estilo, uma triste realidade. Vamos ao quarto e último filme deste ciclo, o documentário A Invenção da Infância, de Liliana Sulzbach. Talvez o tenha deixado por último considerando a força deste curta, no qual fica evidente que a realidade pode ser bem pior do que a ficção.

A diretora Liliana Sulzbach nos faz encarar o que muitos desconhecem ou fingem não ver: O abismo social entre crianças. Meninos e meninas que vivem no mesmo País, entretanto, não no mesmo Brasil. São de regiões distintas, classes sociais distantes e preocupações sem nenhuma semelhança. Crianças ricas, bem nutridas, cheias de oportunidades em oposição a crianças que vivem na miséria, que têm como única opção a labuta, o trabalho duro até para um adulto. Surpreende que a única coisa que parece conectar esses mundos seja a novela da Globo.

O filme tem quase 20 anos, mas volta a ser atual, fazendo refletir sobre a romantização do trabalho infantil, a meritocracia, desigualdade social e tantas outras coisas que, faz bem pouquinho tempo, haviam sido combatidas e amenizadas.

Vencedor de dezenas de festivais nacionais e internacionais, A Invenção da Infância, a meu ver, ao lado de Ilha das Flores (1989), é um dos filmes fundamentais que todos deveriam ver. *English Subtitles

A Invenção da Infância


Sinopse
Ser criança não significa ter infância. Uma reflexão sobre o que é ser criança no mundo contemporâneo.

Gênero Documentário
Diretor Liliana Sulzbach
Ano 2000
Duração 26 min
Cor Colorido
Formato 16mm
País Brasil

Assista também


Nenhum comentário: