sábado, 17 de maio de 2008

Déjà Vu - Curta-Metragem Português de Terror

Uma música infantil entoada por uma criança num filme de terror é deveras apavorante. Acrescente a isto uma perseguição, dentro de uma floresta, aonde não se vê aquele que segue. Está pronto o susto. Óbvio que se o filme não for conduzido com maestria pelo diretor e se não tiver o ritmo certo, nada disso causará medo ao espectador. O curta-metragem português Déjà Vu, possui todos os ingredientes para uma boa película de horror. Realizado por Carlos Alberto Gomes, mesmo diretor do poético Morreste-me (assista Morreste-me aqui), este curta lusitano mostra a trajetória de uma moça que se exercita correndo dentro de um bosque, contudo, ela não imagina o que o destino lhe reserva. Com montagem frenética e narrativa fragmentada, Déjà Vu é exemplo da boa produção curtametragista de Portugal. Joana Rão, com quem Gomes dividiu a direção de Morreste-me, é a protagonista desta produção. Horror e suspense garantido. Y.H.

NOTA: Infelizmente, por opção própria, o realizador Carlos Alberto Gomes retirou o excelente Dejà Vu do Youtube. Até o momento não localizei cópia do curta em nenhum outro site de compartilhamento de vídeo. Perde o OutroCine, pois este foi um dos filmes do acervo mais comentados do blogue, e perde o espectador que prima por um bom curta-metragem de suspense.

Déjà Vu


Sinopse
Curta-metragem de terror/fantástico que questiona a existência de universos paralelos, relatividade do tempo, realidade/ilusão e multi-personalidade.
Letra da canção infantil trilha do curta-metragem Déjà Vu
Naquela linda manhã/ Estava a brincar no jardim/ A certa altura a mamã/ Chamou-me e disse-me assim/ Não andes sempre a correr/ Tropeças sem querer/ Cais ficas mal/ Eu respondi "pronto está bem" / Depressa porém, esqueci-me de tal/ Não me lembro depois como foi/ Escorreguei cai no chão/ No joelho eu fiz um dói-dói/ No nariz um arranhão/ Desde então eu fiz tudo o que a mamã me diz...

Gênero Ficção
Diretor Carlos Alberto Gomes
Elenco Joana Rão, Catarina Vieira, Miguel Vieira, Carmen Rão
Ano 2006
Duração 6'25''
Cor Colorido
Bitola Mini-DV
País Portugal

14 comentários:

Bruno Kieling disse...

Fala gurizada do OutroCine. Conheci o blog de vocês fazendo uma pesquisa sobre o curta "vinil verde" e gostei muito. Também tenho um blog sobre cinema com indicações de filmes e curta metragens e acreditamos na internet e no cineclubismo como principais veículos de uma distribuição da cultura audiovisual. Se vocês não se opõem, Coloquei como dica em nosso blog (blogdapaocomovo.blogspot.com), o OutroCine. Um abraço

Rodrigo HM disse...

Saudações, Yerko, primeiramente obrigado pelos comentários pertinentes ao dissertando sbre cinema, isso é muito importantante para mim. Vcs Ja se tornaram um blog parceiro pra mim também, e fonte de informação, ja está nos favoritos, ja assinei os feeds também, sempre que puder comentarei também. Vou linkar o seu blog se puder linkar o meu, ficaria muito grato.

Abraço, ate mais!

Anônimo disse...

Oi Yerko!
Só pela sua apresentação já parece bem assustador e interessante. Preciso ver mais produções de Portugal.

CAMDG disse...

Muito bom dia!

Gostaria apenas de agradecer a menção no seu blog dos filmes Déjà Vu e Morreste-me, bem como os comentários e apreciações. É sempre muito gratificante poder ouvir comentários positivos sobre o nosso trabalho. Continuação de felicidades para si e para o seu Blog.

Os realizadores
Carlos Gomes e Joana Rão

Yerko Herrera disse...

Que honra receber a visita e comentário dos realizadores de Déjà Vu e Morreste-me, Carlos Gomes e Joana Rão. Obrigado pela visita e pela excelente produção audiovisual que vocês estão realizando em Portugal.

Um forte abraço,
Yerko Herrera.

Yerko Herrera disse...

Bruno e todos os irmãos do Pão com Ovo, agradecemos a indicação do OutroCine. Estamos juntos na luta pela Cultura Livre. Fiquem a vontade pra propagar o conteúdo do OutroCine, a cultura é pra difundir e não tem dono!

Rodrigo, valeu pelo apoio, continue com o louvável trabalho no "Dissertando".

Camila, minha amiga! É sempre bom receber tuas impressões. Adoro o "A Mesma Chuva" e ninguém melhor que tu sabe das afinidades culturais que temos.

Obrigado pelos comentários, camaradas!

Yerko Herrera.

Anônimo disse...

Obrigado pelo incentivo, Yerko.
Já agora, os novos links para visionamento dos filmes são:
DéJà Vu
http://br.youtube.com/watch?v=RhzCxCnPdPA
Morreste-me
http://br.youtube.com/watch?v=8HCNopIb3JM

Obrigado
Carlos Gomes (aka Domingomes)

Yerko Herrera disse...

Domingomes!!! Obrigado pela informação, seus filmes merecem mesmo ser divulgados.

Abração!

Unknown disse...

Muito bom este filme!
Uns dos melhores!

Renan dos Reis disse...

Uma inteligente abordagem sobre o universo sobrenatural. Aterrorizante até o último minuto, brilhante á todos os níveis! O melhor curta-metragem de terror do cinema contemporâneo. Resgatando a verdadeira essência do gênero!Estou realmente apaixonando pela personalidade e o flexibilidade do cinema português! Viva ao cinema português!

Unknown disse...

Estou apavorada!
Deus me livre que situação horrível!
O cinema português como sempre me surpreendendo dominando dos os gêneros!

Yerko Herrera disse...

Assusta mesmo, Adriana! O Carlos Alberto Gomes (conhecido por lá como Domingomes) dá o ritmo ideal ao curta para ele apavorar. Tão assustador quanto a moça ser perseguida e sofrer violência, é o ciclo repetitivo que ela não consegue sair.

Beijos!

Anônimo disse...

Bolas pessoal, estou começando a pensar ir para o Brasil! :) Obrigado pelos comentários cheios de entusiasmo. Em Portugal o filme não foi assim tão bem aceite, não teve grande visibilidade apesar de ter estado em Festivais... as pessoas não perceberam nada da hhistória/parábola. A questão do ciclo e do circulo está totalmente correcta! :) é bom ser percebido! Obrigado de novo, isso dá-me força para continuar! E começar a enviar filmes para festivais no Brasil. Acham que teria hipoteses aí?

Abraço!

ps- já agora vou pedir a uns "amigos" de um site muito conhecido em Portugal sobre Arte e Cultura para adicionarem um link para o Outro CIne que acho deve ter TODA A VISIBILIDADE!

Carlos Domingomes

Anônimo disse...

Link adicionado em www.CastingStars.pt.vu

se acharem que tem interesse e conhecerem amigos artistas interessados em fazer crescer lá a comunidade brasileira inscrevam-se!

Fica feito o convite! Abraço de novo!