segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Democratização do Acesso ao Curta e Bigas Luna

Curta para Todos

Tá no ar a sexta edição do Notodofilmfest.com, que é um festival espanhol de curtas-metragens muito legal. O diferencial é que todos os curtas concorrentes estão online para que qualquer um possa assistir. Medida que dá luz as produções curtametragistas e as retira das mãos da pequena elite que tem acesso a festivais.

O fato é que a maioria dos festivais de curtas (não só de curtas) exige ineditismo dos concorrentes. Ou seja, estão proibidos de serem exibidos ao público antes do festival ao qual estiver concorrendo. Isto inclui o veto de exibição na internet. Esta norma retrograda contribui para deixar à margem o formato cinematográfico que mais permite o experimentalismo, sem esquecer que também é o mais acessível economicamente para aqueles que estão iniciando no mundo do cinema. Então é óbvio que os curtas-metragens merecem mais público, e o público merece ter mais acesso aos curtas. A internet é o melhor meio pra se conseguir isso.

Recentemente o saite PortaCurtas deu um passo à frente possibilitando que qualquer pessoa (com acesso a internet, é claro) assistisse as produções em curta-metragem concorrentes do Festival do Rio 2007 e também do Festival Internacional de Curtas do RJ. No entanto, o internauta tinha que votar no(s) curta(s) que mais lhe agradava e somente os três mais votados seriam adquiridos para o acervo do PortaCurtas, conquistando, assim, sua exibição permanente na página. Já o Notodofilmfest.com expõe todos os concorrentes, além dos filmes das edições anteriores.

Esta última edição do Notodofilmfest tem ninguém menos que Bigas Luna (As Idades de Lulu, Jamón Jamón) como presidente do Júri. Outro jurado de peso é o mexicano Guillermo del Toro, diretor de A espinha do diabo (El espinazo del diablo) e O labirinto do fauno (El laberinto del fauno). Abaixo tem o curta Collar de Moscas, de Bigas Luna, realizado especialmente para a segunda edição do Notofilmfest.

Yerko Herrera

Collar de Moscas


Sinopse
Primeiro filme realizado por Bigas Luna para internet.

Gênero Documentário / Ficção
Diretor Bigas Luna
Ano 2002
Duração 1'07''
Cor P&B
País Espanha

5 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito Yerko!
Lembra quando te perguntei onde achava estes curtas? Pois é, quem não está no meio, realmente não tem acesso, fora que se torna muito pouco valorizados os trabalhos realizados...os mesmos que são feito com tanta dedicação e amor! É uma pena mesmo! Mas o que nos conforta, é ter pessoas que nem você interessadas em nos passar informações, fontes e etc, para ter acesso a esses magnificos trabalhos!
Parabéns mais uma vez pela iniciativa...
Sucesso!


Ah! A rádio do blog está ótimaaaa!
As músicas do méxico então...Graciosas e dá vontade de sair dançando! hehehehe.
Abraço!

Yerko Herrera disse...

Valeu por tudo, principalmente pela força. Dá muita satisfação saber que tem quem goste do que fazemos com tanto esforço.

Tenho fé que isso daqui ainda vai melhorar e em breve haverá novidades!

Beijos!

Anônimo disse...

Certeza que sim e conte comigo para isso e no que precisar!

Beijos!

Daniel Marvel disse...

O Notodofilmfest é bacana mas não foge a regra da maioria dos festivais, exige o ineditismo do filme, ele não pode ter sido exibido nem na internet, tv ou festivais. É uma pena. Nós realizadores nos encontramos em uma sinuca de bico, pois no fundo o que mais queremos é que o maior numero possivel de pessoas tenha acesso a nossa obra pois ela não vive no meu hd ou matrizada em alguma fita, ela vive na mente e no coração das pessoas. Mas infelizmente projetos independentes precisam do reconhecimento de festivais para que possam cumprir também um de seus papeis mais importantes, o de abrir caminho para novas produções.
No mais parabéns Yerko pelo trabalho maravilhoso! Tens muito talento e sinto orgulho da tua amizade.
Abraço.
Daniel Marvel

Renan dos Reis disse...

Eu gostei bastante é bem exótico e autentico!
Tem seu ponto forte na simplicidade!
Vale a pena dar uma conferida!