sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Curta Português subverte a passividade da Câmera

ATIVA. Câmera sai da tradicional passividade
Aproveitando o clima de jogos olímpicos, aqui vai um curta-metragem português genial chamado O Campeão (The Champion). O filme, de Rui Avelans Coelho, conquistou o 1º Prêmio do Júri para Melhor Filme na 4ª edição do Festival Pocket Films, realizado este ano em Paris. O curta venceu na seção Cinema Screen, a principal categoria de competição. O Campeão, totalmente gravado com uma câmara de vigilância, mostra os treinos do campeão português de lançamento do martelo, Dário Manso. O sensacional está no fato de Rui Avelans Coelho ter montado a micro câmera e um pequeno transmissor no próprio peso lançado, isso tudo no intuito de "demonstrar a solidão de um atleta durante a época de treinos quando não tem outro adversário senão o próprio peso a lançar". O realizador conta que a câmera realmente foi lançada junto ao martelo, pois, "a câmera é o olhar do próprio peso, somos nós que o observamos, somos o seu adversário e estamos sempre de frente para o atleta numa atitude de desafio", filosofa o diretor. Segundo o que declarou o autor ao Jornal Expresso de Portugal, parte da idéia foi retirar a câmera do seu habitual papel passivo e torná-la numa personagem. O Campeão, este pequeno documentário experimental, tem um minuto de duração, e pode ser assistido em quatro opções de visualização. Y.H.

Sobre O Campeão
"A câmera é o olhar do próprio peso, somos nós que o observamos, somos o seu adversário e estamos sempre de frente para o atleta numa atitude de desafio.
Depois de lançado o peso afasta-se do atleta até que a relação deles se corta e ele 'desaparece'. No final do filme o peso desloca-se de novo para o local inicial, num gesto que reflete o eterno desafio e a continua busca do melhor lançamento." Rui Avelans Coelho - idealizador e diretor de O Campeão.

O Campeão (The Champion)


O Campeão também pode ser visto aqui em arquivo .wmv

Caso ocorra algum problema com as opções anteriores, veja O Campeão nas seguintes alternativas
Alternativa 3
Alternativa 4


Sinopse
Um campeão, sentado, prepara-se para enfrentar o seu adversário que o espera no chão. Eles irão encontrar-se, dançar e separar-se na certeza de que tudo se irá repetir...

Gênero Documentário
Diretor Rui Avelans Coelho
Elenco Dário Manso
Ano 2007
Duração 1min
Cor Colorido
Bitola Vídeo (câmera de segurança)
País Portugal

Prêmios
– 1º Prêmio do Júri para Melhor Filme na 4ª edição do Festival Pocket Films
– 1º Prémio do Workshop português da “One Minute Foundation”
– Selecionado para a competição no Festival do Minuto (São Paulo – Brasil)


Fonte informações e declarações: JornalExpresso, EXP-AV

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito curioso.

Anônimo disse...

No mínimo diferente!
Interessante a idéia do cara...

Yerko Herrera disse...

Pô, esse cara é gênio! Tem outro curta que ele fez um celular com filmadora virar uma bola!

Valeu pelos comentários, Jú e Bia!

Beijos!

Renan dos Reis disse...

Sua simplicidade é a sua maior grandeza!Diz tudo apenas com imagens de impacto!
Vale a pena assisti!