quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Conflito entre Palestinos e Israelenses - Centésimo Curta

APARTADOS. Cena de Offside
Um Feliz Ano Novo, são os sinceros desejos deste que escreve! Muita Paz, Amor e Saúde! Paz... Palavra embutida no tradicional desejo de virada de ano. Conceito distante da Faixa de Gaza. Infelizmente a paz não funciona como o virar da página de calendário, tampouco como a mudança de horas do relógio, não se altera só com desejos ou convenções. Ela vem com o tempo, mas não somente dele, deve estar aliada a posturas e atitudes. O excelente curta-metragem Offside mostra o encontro de jovens soldados em lados opostos, na zona de segurança que separa o Estado de Israel da Autoridade Palestina. Somente algo os manterá unidos, de forma subjetiva, durante alguns minutos: o futebol. Não diferente do que pretendia o presidente Lula quando enviou a Seleção Brasileira pra jogar futebol e promover a paz no Haiti, são os jogadores brasileiros que no filme mantém palestinos e israelenses unidos num breve intervalo. A transmissão de um jogo da Copa do Mundo, que se ouve num rádio a pilha, prende a atenção de ambos os lados. No entanto, qualquer coisa pode acirrar os ânimos. Offside é o segundo curta da trilogia dos diretores israelenses Guy Nattiv e Erez Tadmor.

Feliz 2009! Que a Paz, mais que um desejo, seja um propósito.

Offside


Sinopse
Quatro soldados, em lados opostos da cerca imposta por um conflito no Oriente Médio, partilham um momento de unidade, ao longo de uma emocionante transmissão de futebol.

Gênero Ficção
Diretor Erez Tadmor / Guy Nattiv
Elenco Liron Levo, Ido Museri, Sliman Dirar, Joad Abed El Gani
Ano 2006
Duração 5'50''
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Israel

Enfim o centésimo curta-metragem!

14 comentários:

Cultura e Ciência do Brasil disse...

Bem, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o Outro Cine pelo centésimo curta postado:-)

Muito bom o curta, porém, a realidade destes povos é muito triste.

Beijos e mais uma vez, parabéns;-)

Unknown disse...

Comovente e muito forte é uma história inesquecível!

Yerko Herrera disse...

100!!! Valeu, Jú! Ainda mais por ter acreditado já que um dia e meio antes faltavam sete pra chegar ao centésimo!

Tem outro filme desses diretores que é bem comovente também, vou colocar em seguida!

Beijos!

Yerko Herrera disse...

Adriana, obrigado pelo comentário! Feliz 2009! Forte a temática, apesar disso, do tema delicado, a dupla de diretores consegue até na medida que é possível dar um certo bom humor.

Beijos.

Anônimo disse...

Excelente. Forte e comovente mesmo.
Os melhores filmes que vi nos últimos anos eram todos de Israel.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sempre leio esse blog e vejo os curtas. Olha, com ctz eu nunca posso deixar de linkar vcs na vida! Não sei de nenhum outro blog q dê sugestões tão fora do comum qnt esse [tá certo q eu nem conheço tantos blogs].

Offside é realmente comovente. Andei assitindo e lendo materiais sobre essa realidade histórica. Inclusive comprei um documentário q foi indicado aqui! hAUSUAus Enfim...

Ah! Finalmente resolvi comentar, pq indiquei vcs pro selo de "Olha que Blog Maneiro!". Serve mais ou menos como divulgação entre-blogueiros. Se vcs quiserem botar o selo aqui, tá lá no meu blog [http://trachimbrod.blogspot.com]. Não precisam seguir nenhua daquelas instruções, mas saibam q vcs estão sendo divulgados lá no meu blog! ;]

o/

Renan dos Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugon disse...

fiquei sabendo que vai rolar em abril a segunda edição do festival internacional de filmes curtissimos...

acho que vale a pena falar a respeito...

o site do festival é:

http://www.filmescurtissimos.com.br

tcinho disse...

Olá,aceita parceria com o blog do tcinho http://tcinho.blogspot.com/ (site de filmes com 800 a 1200 visitas dia, ou com o dicas de casa http://dicasdecasa.blogspot.com/ (link), blog com dicas para casa e bem estar, ou também com o cuidados com a gripe http://cuidadoscomagripe.blogspot.com/ (link)
se interesse é só deixar recado. no blog do tcinho ou por email tcinho@gmail.com

Renan dos Reis disse...

Uma estória de bravura e camaradagem retratando a realidade complexa da guerra no Oriente Médio. Gostei muito do curta-metragem por vários motivos. O primeiro, por se tratar de um conflito recente e muito pouco divulgado na mídia, o que enriquece seu lado histórico. Depois que nos mostrou a falta de moral de lideres mundiais quando o assunto é “populações carentes”, de um país sem recursos naturais. Outro fator que me agradou foi à interpretação do elenco, que soube traduzir na tela o sofrimento e a ilusão da guerra e a esperança de um futuro melhor e mais digno para este heróico povo!

Anônimo disse...

bah, wallas, este curta tá chóia, parabéns pelo centesimo, mesmo um pouco atrasado, beijos.

Anônimo disse...

bah, wallas, este curta tá chóia, parabéns pelo centesimo, mesmo um pouco atrasado, beijos.