quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Filme dentro de outro filme - Curta Holandês

CORTA! Ação em início de Stop!
Conecte uma câmera filmadora na tv, deixe a mesma apontada pra esta televisão. O resultado é que você terá a imagem de uma televisão dentro de outra televisão dentro de outra... num sem-fim assustador. O que isso acrescenta?! Não sei, veja o próximo curta e confira se essa analogia desconexa faz algum sentido. O filme em questão é holandês e chama-se Stop!. Dirigido por Mathijs Geijskes (o mesmo do excelente 50 Cents, curta-metragem disponível aqui no Outro Cine), talvez esteja entre as melhores produções que utilizem a metalinguagem pra brincar sobre o próprio cinema, e com a televisão, enfim, com a linguagem audiovisual. Outra analogia possível para definir este impressionante curta-metragem, que reúne um gênero dentro de outro e assim sucessivamente, é aquela boneca russa, também conhecida por matrioska ― brinquedo tradicional da Rússia, composto por uma série de bonecas, que são colocadas umas dentro das outras. Tudo começa com muita ação numa vídeo locadora, onde uma mulher... Opa! Chega! Vai lá e assiste!
Stop!


Sinopse

Você pode explorar muitos gêneros de filme nesta comédia magnífica. Começando como um filme de ação ele vai até uma comédia televisiva. O sentido brilhante de pegar o estilo de cada gênero faz deste curta entretenimento certo.

Gênero Ficção
Diretor Mathijs Geijskes
Elenco Lore Dijkman, Rifka Lodeizen, Casper Gimbrere, Helmert Woudenberg, Tamar van den Dop, Freerk Bos, Caroline van Houten, Rob van der Meer, Chris Redmeijer, Ineke Veenhoorn
Ano 2003
Duração 6'15''
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Holanda



Confira também:
Esmola é Dilema em Curta Holandês

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal! Tem um filme bem atual que brinca com esse tema. É uma comédia com Ben Stiller. Não me lembro o nome do filme agora, mas pelo que li sobre ele é algo sobre um filme de guerra em que os atores acabam se metendo em verdadeiras enrascadas nas selvas do Vietnã.

Abraços

Yerko Herrera disse...

Também não assisti a esse filme, Darcy, mas creio que é um que traz o Jack Black no elenco também, não é?

Obrigado pelo comentário!

Abração.

Anônimo disse...

o título em português é "trovão tropical"