quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ditadura Nunca Mais - Documentário sobre Rubens Paiva

Curta documentário
Rubens Paiva - Desaparecido desde 1971
Documentário curta-metragem traz depoimentos sobre Rubens Paiva, ex-deputado federal, uma das vítimas da ditadura militar, cassado em 1964 e assassinado em 1971.

Rubens Beyrodt Paiva (Santos, 26 de dezembro de 1929 — Rio de Janeiro, ? de janeiro de 1971) foi um engenheiro civil e político brasileiro dado como desaparecido durante a ditadura militar no país.

Sua morte só foi confirmada mais de 40 anos depois, após depoimentos de ex-militares envolvidos no caso, em depoimento à Comissão Nacional da Verdade. Torturado e assassinado nas dependências de um quartel militar entre 20 e 22 de janeiro de 1971, seu corpo foi enterrado e desenterrado várias vezes por agentes da repressão, até ter seus restos jogados ao mar, na costa da cidade do Rio de Janeiro, em 1973, dois anos após sua morte. (Fonte: Wikipédia). Para saber mais sobre Rubens Paiva, clique aqui.

Rubens Paiva, Desaparecido desde 1971

Sinopse
Curta documentário sobre a história de Rubens Paiva, engenheiro civil e político, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. Filme realizado para a exposição "Não tens epitáfio pois és bandeira", exibida no Memorial da Resistência de São Paulo em 2011, com a curadoria de Vladimir Sacchetta.

Gênero Documentário
Diretor Sylvio do Amaral Rocha
Entrevistados Plínio de Arruda Sampaio, Marcelo Rubens Paiva, Marco Antônio Tavares Coelho, Almino Affonso, Fernando Henrique Cardoso, Beatriz Paiva Keller
Ano 2011
Duração 7min
Cor Colorido
País Brasil

Nenhum comentário: