segunda-feira, 10 de novembro de 2014

SP separado do Brasil em Curta-Metragem

Curta-metragem brasileiro cult
GROTÃO - Baseada em fotonovela publicada pela Revista Boca em 1977
A elite paulista insatisfeita com os rumos do País sente-se prejudicada e quer se separar. Esse é o tema de uma preciosidade que acabo de encontrar, um curta-metragem que reúne todos os elementos pra se tornar um filme cult. Apesar de ser dos anos 80, este curta traz uma temática que parece tão atual que dá uma certa sensação de déjà vu. No entanto, o sentimento separatista e preconceituoso não é algo novo nessa parcela oligárquica e aristocrática de São Paulo e, dá a impressão, que volta e meia reaparece fazendo barulho. Esta joia audiovisual se chama O Grotão e traz como protagonista um jornalista, apelidado de Gaúcho, que certo dia recebe o inesperado convite pra participar de uma reunião secreta que tem como objetivo planejar a separação de São Paulo do resto do Brasil. O movimento separatista é liderado pelo coronel Pires de Barros, rico fazendeiro que perdeu tudo o que tinha com a Revolução de 1932. Gaúcho está mais pra anti-herói e, pra evitar os planos do coronel, contará apenas com a ajuda de um grupo armado composto por belas mulheres.

O filme dirigido por Flávio Del Carlo anda um tanto esquecido, porém, a sua mistura de gêneros que vão do filme de ação até o humor escrachado, reúne elementos que certamente encantariam um Robert Rodriguez ou um Tarantino, mas, infelizmente não são tão valorizados por aqui. Flávio Del Carlo foi um grande animador, diretor e ilustrador, falecido em 2013. Entre seus trabalhos mais notórios estão os realizados nos programas Rá-Tim-Bum e Castelo Rá-Tim-Bum, com a parte de animação. Também criou e dirigiu a abertura e todas as vinhetas do programa Glub-Glub, da TV Cultura. Assista O Grotão e compartilhe, ajude que este filme ganhe o devido destaque como o filme cult que deveria ser.

O Grotão


Sinopse
História do coronel Pires de Barros, rico fazendeiro que perdeu tudo o que tinha com a Revolução de 1932. Ele arquiteta uma grande vingança, organizando um movimento separatista nos subterrâneos do Teatro Municipal de São Paulo. Seu objetivo: separar São Paulo do resto do Brasil.

Gênero Ficção
Diretor Flávio Del Carlo
Elenco João Signorelli, Decio Marquezi, Fatima Ribeiro, Iara Jamra, Maria Angélica, Ana Maria Abreu, Adilson Nunes, Roberto Navarro
Ano 1980
Duração 12min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Brasil

Nenhum comentário: