quarta-feira, 10 de julho de 2019

TRABALHO INFANTIL - Sozinhos pelas Ruas de SP

cortometraje, short film curta-metragem, cortometraggio, court métrage

Perante as recentes manifestações absurdas em favor do trabalho infantil ocorridas no Brasil, o Outro Cine assumiu o compromisso de postar filmes relacionados a temática. O primeiro curta-metragem postado foi 10 Centavos, filme baiano dirigido por Cesar Fernando de Oliveira. Hoje é a vez do curta Bilú e João, realizado pela cineasta Kátia Lund, codiretora de Cidade de Deus (2002) e do documentário Notícias de uma Guerra Particular (1999), entre outros. Bilú e João é parte do longa Crianças Invisíveis, filme que é composto por outros curtas, dirigido por nomes como Ridley Scott, John Woo, Spike Lee e Emir Kusturica.

Bilú e João são crianças que tentam ganhar dinheiro juntando latas e papelão na periferia de São Paulo. A dureza com que a cidade os trata se contrapõe a cumplicidade e carinho que existe entre elas. Apesar do bom humor e criatividade da dupla, é violento ver crianças andando sós e desprotegidas pelas ruas da gigante São Paulo, invisíveis aos olhos da sociedade. Assista ao filme e, depois, se quiser conferir um outro olhar sobre o curta de Kátia Lund, sugiro a leitura da crítica feita pela Revista Cinética.

Bilú e João


Sinopse
Um dia na vida de duas crianças, Bilú e João, e sua luta para sobreviver catando restos de papelão e metal nas ruas de São Paulo. Para eles, latas vazias, pedaços de caixas e pregos velhos, coisas que outras pessoas jogam fora, são tesouros. Sem tempo para viver devidamente sua infância, mesmo assim eles tentam manter viva a imaginação e não desistir do sonho de um futuro melhor.

Gênero Ficção
Subgênero Drama
Diretor Katia Lund
Elenco Vera Fernandes, Francisco Anawake de Freitas
Ano 2005
Duração 15 min
Cor Colorido
Formato 35mm
País Brasil / Itália

Assista também:


Nenhum comentário: