quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Curta Expõe Violência em Primeira Pessoa

Sete Minutos na pele de um traficante

Doom ambientado numa favela carioca. Essa é a primeira impressão ao se ver o excelente Sete Minutos, curta participante da Mostra Competitiva no Festival do Rio 2007. Pra quem não lembra, Doom, famigerado jogo de computador, sucesso nos anos 1990, é o título fundamental do gênero tiro em primeira pessoa. E é nesta estranha mescla de Doom com Cidade de Deus que se desenvolve a narrativa de Sete Minutos, filmado em plano-seqüência, onde acompanhamos o ponto de vista de um traficante disposto a acertar as contas com seu rival. A câmera subjetiva permite ao espectador mergulhar na triste e assustadora realidade dos morros do Rio de Janeiro (não diferente de qualquer periferia brasileira). Enxergar o dia-a-dia de uma guerra civil pode ser o que os governantes, a elite e aqueles que sobem o morro atrás de sua diversão não querem ver. Dirigido por Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva, Sete Minutos é outra das apostas do OUtroCine pra faturar o prêmio Porta Curtas e ter sua exibição permanente no saite.

Yerko Herrera
Sete Minutos


Sinopse
Curta filmado em plano-sequência que mostra o acerto de contas entre dois traficantes. Exibido nos festivais: Cine PE 2007, Cinesul 2007, Guarnicê de Cine e Vídeo 2007, CineEsquemanovo 2007, II Festival Latinoamericano de Cortometrajes da Venezuela 2007.

Gênero Ficção
Diretor Cavi Borges, Júlio Pecly, Paulo Silva
Elenco Luciano Vidigal, Jonathan Azevedo, Ana Paula Rocha, Isabel Rodrigues, Zé Mario Faria, Marilia Coelho, Marcelo Mello Jr, Willian Josean
Ano 2007
Duração 7min
Cor Colorido
País Brasil


Ficha Técnica
Fotografia Paulo Camacho Roteiro Paulo Silva, Júlio Pecly Som Direto Michel Messer Edição de som Michel Cardoso Câmera Paulo Camacho Produção Executiva Gustavo Pizzi, Cavi Borges Montagem Gustavo Pizzi



Visite o saite PortaCurtas para ver outros curtas-metragens, inclusive, os da Mostra Competitiva do Festival do Rio 2007. Lá é possível votar no filme que mais lhe agradar.

A fonte de origem do filme e os dados são do saite PortaCurtas

2 comentários:

Renan dos Reis disse...

Extremamente intenso bem arrojado e contemporâneo. Um roteiro cinematográfico criativo, muito bem desenvolvido, cenas elaboradas, excelentes sacadas de câmeras e fantásticas interpretações que resultaram nesta extraordinária obra. Vale à pena conferi-lo e compará-lo como “Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”.

Yerko Herrera disse...

Renan, meu amigo, belo comentário! Que bom que tu curtiu esse curta. Ele é um muito bom.

Abração!