quarta-feira, 26 de março de 2008

Documentário homenageia diplomata brasileiro morto no Iraque

Capoeira Paz no Mundo
Filme documenta uma homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello e destaca a importância da Capoeira ser apoiada por uma política pública específica


Realizado com o apoio do Ministério da Cultura, o documentário Capoeira Paz no Mundo presta uma homenagem ao diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado terrorista no dia 19 de agosto de 2003, em Bagdá, na sede local da Organização das Nações Unidas (ONU).

O vídeo apresenta o ato em memória ao embaixador, promovido no Victoria Hall Theatre, em Genebra, um ano após a sua morte, e que destacou a importância da Capoeira ser apoiada por uma política pública específica.

Por ocasião do evento, o ministro Gilberto Gil relacionou a ação diplomática e a manifestação cultural como capazes de construir espíritos de camaradagem, inclusão, diálogo e paz no mundo.

Também são exibidos, ao longo do filme, depoimentos de alunos e mestres capoeiristas, que descrevem a importância da Capoeira como fator de integração.

Fonte: MinC


O documentário Capoeira - Paz no Mundo está dividido em cinco partes que podem ser assistidas nos linques abaixo:

Parte 01 Parte 02 Parte 03 Parte 04 Parte 05 (as cinco partes do filme são arquivos de vídeo do tipo *WMV)


Sinopse
Esse documentário, realizado em Genebra, Suíça no dia 19 de agosto de 2004, em homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello embaixador da ONU, um ano após a sua morte em Bagdá no Iraque, também destaca a importância da Capoeira ser apoiada por uma política pública específica.

Gênero Documentário
Diretor André Luis Oliveira
Elenco Gilberto Gil, Kofi Annan...
Ano 2004
Duração 25'26''
Cor Colorido
País Brasil


*O filme pode ser assistido com Windows Media Player, no entanto, o OutroCine recomenda o Media Player Classic, que, além de ser programa de código aberto, gratuito, é muito menor que o programa da Microsoft. Também serve como player de DVD, suporta legendas AVI, formatos QuickTime, RealVideo, WMV, entre outros.

2 comentários:

Vanuza Pantaleão disse...

Na verdade, caro yerko, ainda não "despertamos" para a grande contribuição que esse benmérito de humanidade, mais que diplomata, nos legou. Em boa hora e com Justiça, se fez essa película! Aproveito o ensejo para lhe agradecer pelos excelentes esclarecimentos sobre o "buscador Google". Agora, à tarde me aprofundarei mais na pesquisa. Hoje, já encontrei meu blog vinculado ao seu e de outro amigo, melhorou, rssss.Amanhã passo aqui para lhe contar as novidades e também para me atualizar no que vai pelo mundo cultural.Muito obrigada mesmoooooo.Abração! Vanuza

Yerko Herrera disse...

Vanuza, sucesso aí com o teu blogue!!!

Beijos!