segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cinema que funciona com energia solar faz sessão ao ar livre na Lapa

por Isabela Vieira - Agência Brasil

Através de placas solares veículo armazena a energia elétrica. Cinesolar 
Os Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, se transformam hoje (15), em cinema ao ar livre. Pela primeira vez, um dos principais pontos turísticos da cidade recebe o Cinesolar, que utiliza a energia solar para projetar filmes e é inédita no Brasil. A partir das 19h, serão exibidos o longa-metragem Saneamento Básico, de Jorge Furtado, e o curta Contos Urbanos, de Tarsilla Alves e Fernando Mamari, em pré-estreia.

Criado para rodar filmes onde o acesso ao cinema é mais difícil, o Cinesolar, chega a ao Rio, depois de percorrer mais de 60 cidades pelo país. “A ideia é levar o cinema nacional para lugares que têm precário acesso a esse bem. Passamos por muitos lugares que ou não têm sala de cinema ou, quando têm, é dentro dos shoppings, onde não passam filmes nacionais”, explicou um dos coordenadores da iniciativa, da produtora Brazuca, Marco Costa.

Já os filmes exibidos no projeto são selecionados de acordo com a temática, preferencialmente, a sustentabilidade. “Temos uma curadoria que privilegia o cinema brasileiro aliado à questão da sustentabilidade, do meio ambiente”, disse Costa, citando como exemplo o longa Saneamento Básico, uma comédia que fala sobre a construção de uma fossa. “Mas também incluímos filmes brasileiros que não tenham tido tanta visibilidade”, acrescentou o coordenador.

Todos os equipamentos de exibição, de som e as cadeiras são transportados em um caminhão adaptado com placas solares. Por meio de um conversor, o veículo armazena a energia elétrica. Desde que começou a funcionar, em junho de 2013, o projeto aproveitou 280 mil watts de energia solar, que seria suficiente para manter uma geladeira ligada por cerca de um mês ininterrupto.

Esta noite, quem for assistir ao Cinesolar na Lapa presenciará uma revoada de origamis de tsuru (passarinho da sorte, feito de papel), que simboliza a paz, e ouvirá a harpista Alice Emery, que se apresenta entre as sessões.

Fonte: EBC - Todo o conteúdo da EBC está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.

Nenhum comentário: