quinta-feira, 13 de setembro de 2007

11 de Setembro

Que dia historicamente triste foi o de dois dias atrás. Um dos fatos mais infelizes e cruéis da história recente sucedeu no dia onze de setembro. Centenas de pessoas inocentes morreram injustamente num atentado de terror provocado pela imposição de ideais questionáveis, crenças capazes de não medir conseqüências pra alcançar seus objetivos, ambições destruidoras e fundamentalistas. Foi num onze de setembro, há trinta e quatro anos atrás, que o primeiro presidente socialista latino-americano, eleito democraticamente, foi brutalmente assassinado em decorrência de um golpe militar de direita, arquitetado pelo governo estadunidense, e que deixou milhares de vitimas. Não menos que 3 mil chilenos, entre mortos e desaparecidos.

Após a abertura de arquivos secretos da CIA, ficou comprovado o que todos sabiam: Os EUA patrocinaram e planejaram a derrubada de Salvador Allende por Augusto Pinochet. Temendo uma nova Cuba na América do Sul, o governo norte-americano deu prioridade ao golpe militar no Chile. Enfim, infelizmente, Pinochet morreu antes de ser condenado por seus crimes. Porém, como consolo, fica o registro que o general assassino foi levado ao banco dos réus. Coisa que nunca aconteceu no Brasil, onde, após a sangrenta ditadura, os responsáveis foram inocentados através de uma ampla anistia.

Para não esquecer o terrível ocorrido no Chile, abaixo uma animação documental feita por Diego Cádiz, intitulada Omisión. Esta produção participou de um concurso chileno de vídeos breves, carinhosamente apelidados de Nano-metragens, e faturou o segundo lugar.


Yerko Herrera

Assista Omisión aqui

Caso o atalho acima não funcione, assista no reprodutor do YouTube logo abaixo.

Omisión


Sinopse
O general ditador Augusto Pinochet se foi. Entretanto, as lembranças de suas atrocidades, jamais serão esquecidas.

Gênero Documentário / Animação
Diretor Diego Cádiz
Ano 2007
Duração 30s
Cor Colorido
País Chile

Nenhum comentário: