sexta-feira, 27 de junho de 2008

O Outro lado da história

Todos os dias a grande mídia conservadora de nosso país expõe suas verdades absolutas e incontestáveis. Exaltam sua imparcialidade e a busca dos fatos. Mentira! Mostram apenas um lado da moeda, justamente a moeda que engorda suas contas bancárias. Distorcem fatos, constroem verdades e manipulam opiniões. Reaja. Permita-se a liberdade de enxergar outras perspectivas, desprenda-se de preconceitos, busque novas fontes. O documentário Armas não atiram rosas apresenta o outro lado da história, justamente aquele que os grandes veículos de comunicação sonegam. O curta-metragem relata apenas um dos tantos massacres que passam impunes, ocultos pelos editoriais brasileiros, despercebidos e distantes do conforto de nossos lares.

Yerko Herrera

Armas não Atiram Rosas



Baixe o Armas não Atiram Rosas aqui (21,3 MB - arquivo do tipo FLV, recomendamos o Media Player Classic para reproduzi-lo)

Sinopse
Na madrugada de 9 de junho de 1997, pistoleiros atacaram o acampamento do Engenho Camarazal, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma região dominada pela monocultura da cana.

Gênero Documentário
Diretor Maria Luísa Mendonça / Thalles Gomes
Ano 2007
Duração 14'30''
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil



Poema recitado no filme:


Qual o caminho?
Zé Pinto

Pena que as armas não atiram rosas,
Assim, Eldorado seria um Jardim.
Pena que o aroma não era de flores,
Pois Camarazal não cheira a jasmim.
Carandiru chora prisões inclementes,
Candelária clama risos inocentes.
O vento percorre cidades e campos
E os pés imigrantes procuram seu canto
E um velho poeta falou a essa gente,
De portas na cara, de longas estradas,
De quem uma casa nem tem pra morar.
Justiça? Procuram,
Mas onde é que está?
Pois sempre escutam, do lado de lá,
Um riso satânico de quem não tem planos,
De por na cadeia quem manda matar.
Matar nosso corpo, matar o sorriso,
Matar o juízo de se libertar.
Mas qual o caminho? Me vi perguntar.
Que essa agonia não jogue semente,
Na encruzilhada do desanimar.
Mas numa canção juntar nossas mãos,
Pra juntos trilharmos a mesma estrada,
Plantando na marra uma poesia
Que nos leve um dia ao mundo dos livres.

2 comentários:

Osni Dias disse...

Amigos,
onde consigo encontrar esse documentário? Moro na região da Grande Dourados, em MS. A monocultura está avançando agora com a cana-de-açucar. Seria interessante conhecer esse trabalho e compartilhar com os colegas daqui.
Grande abraço. osnidias@gmail.com

Yerko Herrera disse...

Meu caro Osni,

É o seguinte, tu tem algumas opções:

Primeiro. Exibir para teus colegas através do próprio YouTube, no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=1p5RrTrTJFY. De fato a qualidade não está das melhores, mas é uma alternativa.

Segundo. Baixar o arquivo do documentário aqui: http://www.cptpe.org.br/modules.php?name=Downloads&d_op=getit&lid=84. Entretanto, é um arquivo de vídeo flash. Tu pode até colocar ele num CD e exibir em outro computador, porém, é necessário um "player" que reproduza esse tipo de arquivo, recomendo o Media Player Classic, tu acha fácil na internet (aqui mesmo no OutroCine há linque para o programa), é muito leve e não necessita de instalação. Após baixar o arquivo do documentário também é possível convertê-lo em um arquivo de extensão que seja reproduzível em alguns aparelhos de DVD, mas não entendo muito sobre isso, então prefiro não dar dicas aqui.

Terceiro. Desconheço se há cópias físicas deste filme à venda. A solução é entrar em contato com a Comissão Pastoral da Terra Nordeste (http://www.cptpe.org.br) pois eles são um dos produtores do vídeo, talvez possam te informar melhor.

Espero ter ajudado. Fico disponível pra qualquer dúvida. Obrigado por prestigiar o OutroCine.

Abraços,
Yerko Herrera.