segunda-feira, 9 de julho de 2007

Atrações Internacionais em Seminário sobre Cinema na Bahia

Começam em Salvador os debates, a mostra e a feira de distribuidores

Seminário reúne atrações internacionais como o cubano Fernando Trueba, o historiador, escritor e cineasta paquistanês Tariq Ali e o cineasta italiano Mimmo Calopresti.

por Eduardo Carvalho

SALVADOR - O III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual acontece entre os dias 9 e 14 de julho, no Teatro Castro Alves, em Salvador, e promove mostra com filmes inéditos no Brasil, debates com estudiosos brasileiros e internacionais e um encontro de negócios para a distribuição de filmes.

Idealizador e coordenador do Seminário Internacional de Cinema desde março de 2005, Walter Pinto Lima realiza, por meio de sua produtora, VPC Cinemavídeo, a terceira edição do Seminário, em parceria com a Universidade Federal da Bahia. Convicto de que um dos caminhos para a formação de platéias e profissionais passa pelo debate e pelo aprofundamento das discussões, Walter Lima acredita que "É importante refletir sobre o cinema, especialmente hoje em dia, em que a sétima arte sofre uma carência de ideologia, tanto de quem produz quanto de quem consome".

Uma das faces mais aguardadas do III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual é a realização das mesas redondas e debates, envolvendo cineastas e teóricos, jornalistas e produtores. Nesta terceira edição, o tema central será “Poéticas e Políticas no Cinema Contemporâneo”, e seis eixos serão explorados. Um deles aborda a linguagem cinematográfica, discutida em “A Narrativa: de Griffth a Godard”, com a participação do cineasta Fernando Trueba - vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro com Sedução. O outro eixo de discussão é “Poética, Estética e Política do Filme”, no qual teóricos de universidades do Brasil, como Olgária Matos (USP) e Ivana Bentes (UFRJ) e do exterior (Miguel Littin) tratarão da importância do cinema na percepção humana. Importante destaque será a mesa “Cinema Político Contemporâneo”, que trará diferentes perspectivas políticas e de crítica social presentes no cinema hoje, e contará com a participação de Tariq Ali, historiador, escritor e cineasta paquistanês e do cineasta italiano Mimmo Calopresti. Por fim, mais duas mesas trarão a discussão para um âmbito mais local. “Cinema Baiano: Ontem e Hoje”, que terá, entre outros, o cineasta baiano Edgard Navarro e “Perspectivas para o audiovisual na Bahia e no Brasil”, para a qual estão sendo aguardados Leopoldo Nunes (diretor da ANCINE) e Orlando Senna (Secretário do Audiovisual do MinC). Para fechar o ciclo de discussões, a mesa “Imagem e Mídias Digitais” contará com a participação de Cláudio Assis, que também exibirá na mostra o seu longa inédito Baixio das Bestas.

Com jeito de festival, a mostra de filmes contará também com a projeção de outros longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, inéditos na Bahia e no Brasil, entre eles Juventude em Marcha de Pedro Costa; Volevo solo vivere, de Mimmo Calopresti; Joy soy la Juani, de Bigas Luna; Santiago, de João Moreira Sales e A scanner darkly, de Richard Linklater.

Nos dias 12 e 13 de julho, no Hotel da Bahia, acontece o II Encontro de Produtores e Distribuidores, que é a parcela do evento direcionada para o mercado cinematográfico, buscando criar um ambiente propício para novos negócios audiovisuais. Ainda no Hotel da Bahia, o Seminário vai abrigar o I Encontro Locações Bahia, e o lançamento do Bahia Film Commission para discutir as perspectivas da indústria audiovisual e do turismo.

(*) Esta reportagem cobrirá a íntegra do Seminário a convite da organização do evento.

Fonte: CartaMaior


Copyleft

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Aprendi muito