sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Cidade dos Homens - O Filme

A saga final de Acerola e Laranjinha
por Alessandro Giannini


As aventuras dos adolescentes vão parar na tela do cinema para contar a "história da comunidade"

Não confunda: Cidade dos Homens não deriva de Cidade de Deus. Na verdade, não tem nada a ver uma coisa com a outra, embora os produtores de ambos, a O2 Filmes, de Fernando Meirelles e seus sócios, sejam os mesmos. A série de televisão, que foi ao ar na Rede Globo em quatro temporadas de 2002 a 2005 e agora encerra a carreira numa versão para o cinema dirigida por Paulo Morelli (Viva Voz), tem origem no curta-metragem Palace II (2001), de Meirelles. Esse pequeno filme, protagonizado por dois amigos, Acerola (Douglas Silva) e Laranjinha (Darlan Cunha), e ambientado na favela carioca de Cidade de Deus, foi concebido como laboratório para testar opções estéticas que o diretor do ainda inédito Blindness usaria na adaptação do livro autobiográfico de Paulo Lins.

“Cidade de Deus é um filme sobre traficantes”, repete quase como um mantra Morelli, que recebeu do amigo e sócio Meirelles a incumbência de encerrar a saga de Acerola e Laranjinha. “Cidade dos Homens é sobre a comunidade.” Essa diferença é fundamental, inclusive, para entender por que Palace II foi recebido a paus e pedras pelos críticos e pela própria comunidade cinematográfica quando exibido no Festival de Brasília de 2001. A câmera solta, a fotografia lavada e o óleo no corpo dos meninos (para acentuar a sensação de calor) foram apontadas pelos detratores como técnicas publicitárias. Fato é que essa estética foi aprimorada em Cidade de Deus e adaptada para a televisão quando Cidade dos Homens e seus dois jovens protagonistas foram convertidos em uma série. E funcionou muito bem em ambos os casos, diga-se.

No cinema, Cidade dos Homens tem como temas a maturidade, a paternidade e o trabalho. Acerola e Laranjinha completam 18 anos com um mês de diferença entre um e outro. O primeiro, que ainda na série casou e se tornou pai por acidente, tem de assumir o papel paterno em tempo integral. O outro, incomodado com a inscrição “paternidade desconhecida” na certidão de nascimento, resolve investigar quem é o verdadeiro pai. Ambos estão empregados e em busca de estabilidade, mas são pegos no contrapé pela instabilidade da guerra do tráfico. É a história de vidas vividas numa corda bamba, como as de Douglas Silva e Darlan Cunha, que cresceram interpretando personagens cujas histórias eles conhecem intimamente.

Fonte:
CartaCapital

Leia mais na edição 459 da revista CartaCapital que está nas bancas.

Para ver o trailer de Cidade dos Homens, visite o saite oficial do filme.

Nenhum comentário: