sábado, 25 de agosto de 2007

Revelando os Brasis

KinoOikos, Formação do Olhar
De 28 a 31 de agosto, em diferentes espaços da capital paulista


Vídeos do Revelando os Brasis farão parte do festival

Cinco vídeos do Revelando os Brasis Ano II participam do 18º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum), que começou na última quinta-feira (23 de agosto) e vai até o dia 1º de setembro. A convite dos organizadores do evento, serão apresentados o documentário O Alto-Comunicador Falante, de Paulo Augusto Vieira (SP), e as ficções O Grande Balé de Damiana, de João Loureiro Jr. (PA); Caldeirões do Padre, de Jotemir Paulino (CE); Alma d’Outro Mundo, de Silvana de Oliveira (RS); e Borboletas Amarelas, de Luís Paiva (MT).

As sessões do Revelando os Brasis integram a mostra KinoOikos (Formação do Olhar), que tem como proposta apresentar filmes e vídeos resultantes de projetos e núcleos independentes de formação e produção audiovisual. As exibições serão realizadas em três dias e espaços diferentes: 28 de agosto, às 19h, no Cinusp; 29, às 16h, no Centro Cultural São Paulo; e 31, às 16h, na Cinemateca de São Paulo – Sala Petrobras.

Saiba mais sobre o festival: http://www.kinoforum.org.br/.

Os Vídeos

O Grande Balé de Damiana (Ficção, com roteiro e direção de João Loureiro Jr., de Santarém Novo/PA) - Encantada pela magia do carimbó, Damiana resolve dançar na Festa de São Benedito, ignorando a secular tradição que proíbe a participação de jovens. Ao quebrar essa regra, Damiana dá início a uma lenda que irá marcar para sempre o imaginário de Santarém Novo e do jovem Donato, que verá sua descrença cair por terra ao ver Damiana em seu eterno balé de carimbó.

Caldeirões do Padre (Ficção, com roteiro e direção de Jotemir Paulino, de Saboeiro/CE) - Na imobilidade da pequena Saboeiro, uma mulher religiosa chega ao limite de sua vida pacata ao apaixonar-se pelo padre. Sua vida e a da própria família viram ao avesso.

O Alto-Comunicador Falante (Documentário, com roteiro e direção de Paulo Augusto Vieira, de Nova Europa/SP) - Nelson Fortunato trabalhou em todos os cinemas que Nova Europa já teve e, durante décadas, narrou a vida da comunidade por meio de seu sistema de alto-falantes, anunciando notas de falecimento e de utilidades públicas. Nelson transformou-se em referência para o diretor do vídeo, que volta o olhar para sua própria infância a fim de contar a história de um comunicador que compensou os poucos recursos com criatividade e talento.

Alma d’Outro Mundo (Ficção, com roteiro, direção e produção de Silvana de Oliveira, Cambará do Sul/RS) - Naquele dia de muita cerração, Rosinha encontrou um homem misterioso cuja imagem aparecia e sumia no meio da neblina. Ele tinha um presente para a menina, mas o medo fez com que Rosinha demorasse algumas décadas para descobrir a verdade.

Borboletas Amarelas (Ficção, com roteiro, direção e produção de Luís Paiva, de São Félix do Araguaia/MT) - Brasil Novo do Norte era um amontoado de casas de adobe e palha à beira do rio. Na década de 1960, o latifúndio tomou conta da região. O arame farpado cortou a mata e jagunços de aluguel atearam fogo no povoado. Padre Sérgio viveu com o povo aquele tempo de medo e morte. Fruto de uma igreja que optara pelos excluídos, ele se entregou de corpo e alma a viver pobre no meio dos pobres.

O Projeto

Parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul, o Revelando os Brasis seleciona, a cada edição, 40 autores residentes em municípios de todo o Brasil. Eles participam de cursos preparatórios de roteiro, direção, produção e operação de câmera, e depois retornam para suas cidades para transformar suas histórias em vídeos. O objetivo é promover a inclusão e a formação audiovisuais em municípios que tenham até 20 mil habitantes, viabilizando a produção de vídeos digitais pelos próprios moradores.

Atualmente, o projeto está promovendo o Circuito de Exibição nas Cidades, mostra itinerante de vídeos da primeira edição do Revelando os Brasis, que está percorrendo 61 municípios em todo o país, totalizando 25 mil km.

Mais informações: http://www.revelandoosbrasis.com.br/
.

Fonte: Instituto Marlin Azul
Edição:
Comunicação Social/MinC

Nenhum comentário: