sexta-feira, 6 de junho de 2014

Documentário O Complexo de Vira-Latas

Imagem divulgação do doc O Complexo de Vira-latas
Inácio Araújo, crítico de cinema, em O Complexo de Vira-latas
Faltando pouco mais de uma semana para o início da Copa do Mundo no Brasil, o evento, que trará pra perto da grande nação do futebol a sua maior paixão, tem sido alvo de duras críticas por parte da sociedade brasileira. A expressão "imagina na Copa", popularizada alguns anos atrás, recentemente deu vez a "não vai ter Copa". Ambas negativas, compartilhadas por milhares nas redes sociais e que mais parecem um niilismo disfarçado de consciência sociopolítica. Seria uma histeria coletiva enxertada pela grande mídia, porta-voz permanente das forças conservadoras e dos interesses econômicos e políticos do País? Ou será que faz parte do que, na década de 1950, Nelson Rodrigues, numa crônica, constatou e batizou de "complexo de vira-latas? Em suas palavras: Por "complexo de vira-latas" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo.

Na tentativa de entender a origem desse sentimento de inferioridade do brasileiro, o documentário O Complexo de Vira-Latas leva esta pergunta para intelectuais como o escritor Ruy Castro, os jornalistas Mino Carta e Luiz Zanin, entre outros. Costurado pela leitura da crônica de Nelson Rodrigues, o filme apresenta argumentos que estimulam a reflexão sobre o assunto e, tomara, estimule algumas pessoas a repensarem os preconceitos que vomitam diariamente sobre o nosso País.

O Complexo de Vira-Latas

Sinopse
O termo Complexo de Vira-Latas denomina um sentimento característico de determinadas classes da sociedade brasileira. Esse sentimento, marcado por derrotismo, pessimismo e má informação, está muito ligado à negação do que somos como brasileiros. O documentário O Complexo de Vira-Latas explica esse sentimento, discute o tema e faz um breve panorama social e político da realidade brasileira.

Gênero Documentário
Diretor Leandro Caproni
Entrevistados Ruy Castro, Luiz Zanin, Inácio Araújo, Gilberto Maringoni, Marcos Capellari, Luiz Antônio Gomes Lima, Mino Carta
Leitura da Crônica Wallace Soares
Ano 2013
Duração 23'47''
Cor Colorido
País Brasil

Nenhum comentário: