sexta-feira, 27 de junho de 2014

Grupo F - Argentina curta-metragem

corto, curta, court metrage, short film
Desta maratona a que me propus, a de buscar um curta-metragem de cada país participante da Copa 2014, é quando chego ao vigésimo quarto filme, justamente na vez da Argentina, que possui uma das cinematografias que eu mais admiro, falta-me palavras pra escrever. Talvez pelo esgotamento que a missão me proporciona — nunca achei que seria fácil, porém, é ainda mais difícil fazer algo que exige muitas horas de dedicação no mesmo momento que ocorre o evento que minha proposta quer homenagear. Ou seja, loucura minha fazer isto enquanto a Copa rola a todo vapor, podia ter sido antes, se eu me programasse, ou depois, se eu tivesse juízo. Poderia continuar choramingando alguns parágrafos a mais, alegando que o peso da responsabilidade de querer escrever algo legal sobre uma coisa que admiro muito geralmente me paralisa, no entanto, parece que isso é outro sintoma da procrastinação. Então pra deixar de enrolação e dar seguimento a isto sem esperar que eu consiga fazer, vamos a um salvador texto da Wikipédia. O Cinema na Argentina tem passado por uma revigoração desde a década de 1990, apesar da forte crise econômica atravessada pelo país. Filmes como El Hijo de la Novia, Nueve Reinas, Plata Quemada, El Abrazo Partido, Kamtchatka, La Ciénaga e Cenizas del Paraíso atestaram um salto de qualidade técnica e de linguagem na produção nacional e lançaram à fama internacional cineastas como Lucrecia Martel, Daniel Burman, Marcelo Piñeyro e Pablo Trapero. A Argentina também foi o primeiro país da América Latina a produzir um longa-metragem que recebeu o certificado Dogma 95, com o filme Fuckland, de 1999 (fonte: wikipédia). Quem quiser ler mais sobre o cinema argentino clica nos linques a seguir:


corto, curta, short film, court metrage
Um Jogo ABSURDO. Javier pensa num jeito de falar com Romina 
Existem muitos curtas argentinos na internet e dá pra imaginar que tem muita coisa legal, inclusive eles tem diversas páginas que se dedicam exclusivamente aos cortometrajes. Resolvi escolher algo diferente pra representar a Argentina. Creio que eles têm belíssimos dramas, entretanto, quem acompanha o OutroCine, percebe que este gênero tem dominado as postagens. Por isso, pra dar uma leveza, desta vez selecionei uma comédia. O curta argentino Un Juego Absurdo é um bem-humorado filme que expõe a história de Javier, um tímido adolescente que numa festa da turma trata de reunir coragem pra se declarar pra Romina, a garota do qual ele tem uma forte paixão. Com uma narrativa em primeira pessoa, Javier racionaliza e detalha suas ansiedades e conflitos internos de uma forma bem prática, algumas vezes usando a cumplicidade do próprio espectador no momento que ele olha pra lente e despudoradamente rompe a barreira da câmera pra nos fazer de seus melhores amigos. A arte é um dos destaques do curta. Ambiente e figurino nos remete a algo que parece estar entre os anos 50 e 60. A trilha sonora bacana também conduz pra esse período. O diretor Gastón Rothschild, aliado ao carisma do protagonista, nos faz rir e torcer pelo garoto que sem querer já no começo nos torna seus camaradas. Dica pra quem não domina o espanhol: Clica no botão do player que diz Legendas Ocultas. Depois clica em Inglês, ali se abre a outra parte do menu, em seguida clica em Traduzir Legendas. Aparece outro menu com os idiomas, é só selecionar Português e pronto! As legendas que, tirando uma ou outra expressão traduzida equivocamente e algumas palavras masculinas que são traduzidas como femininas (vice-versa), pelo padrão desse recurso do Youtube, tá excelente!
Un Juego Absurdo

Sinopse
Javier está apaixonado por Romina. Em uma festa, ouvimos os seus pensamentos e às vezes ele até fala para nós. Jogando entre a realidade e a fantasia, Javier tentará superar seus medos e ficar com a garota dos seus sonhos.

Gênero Ficção
Diretor Gastón Rothschild
Elenco Martín Piroyansky, Eliana González, Irene Almus, Vando Villamil, Nicolás Torcanowsky, María Fernanda Callejón
Ano 2009
Duração 12min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Argentina

Nenhum comentário: