terça-feira, 24 de junho de 2014

Grupo F - Irã curta-metragem

curta, corto, court metrage, short film
O Irã, anteriormente conhecida como Pérsia, é berço de uma das civilizações mais antigas da história. Pode ser que no futebol não tenha tradição, já no cinema é um dos grandes polos do oriente e sua produção cinematográfica está entre as maiores do mundo. Seus filmes e cineastas colecionam prêmios dos grandes festivais internacionais de cinema. Porém, só nos anos 90, a partir do reconhecimento da crítica cinematográfica francesa, que o cinema iraniano ganhou o devido espaço internacional. As produções iranianas que chegam até o ocidente são os ditos filmes de arte, no entanto, a pesquisadora Alessandra Meleiro, doutora em cinema e políticas culturais pela USP, ficou durante três meses e meio no Irã para entender melhor as estruturas do cinema local e deste trabalho de campo surgiu o livro O Novo Cinema Iraniano: Arte e Intervenção Social. Em uma entrevista que a pesquisadora concedeu a Revista Trópico, ela relata que os filmes de arte representam só 20% do total produzido, os 80% restantes, segundo Alessandra são “filmes de entretenimento, com estética muito parecida com os filmes de Hollywood: comédias, filmes de ação, filmes sobre a guerra, com temáticas locais mas com estética americana”. Nomes como Abbas Kiarostami, Mohsen Makhmalbaf, Majidi Majid, Jafar Panahi, Samira Makhmalbaf, entre outros, figuram entre os grandes diretores do cinema iraniano e mundial.

curta, shiort, court metrage, corto, فیلم کوتاه
ACORDEÃO. Homem recebe lição de vida em curta iraniano
O curta-metragem (فیلم کوتاه em persa) selecionado para representar o Irã é a pequena obra de arte chamada The Accordion, de Jafar Panahi, cineasta que atualmente está em prisão domiciliar no Irã supostamente por ter apoiado o candidato de oposição ao atual governo. Antes de seguir sobre o curta, recomendo, pra quem quiser saber um pouco mais sobre Panahi, a leitura de Cortinas Fechadas, de Jafar Panahi: a expressão, em filme, do homem dolorido, excelente resenha sobre seu último longa-metragem publicada na Carta Maior. The Accordion conta a história de dois pequenos irmãos artistas de rua que tocam acordeão para ganhar o seu sustento. Até que um dia eles não percebem que estão tocando ao lado de uma mesquita, fato considerado um desrespeito religioso, e tem seu acordeão confiscado por um homem intransigente. O filme é considerado uma reflexão sobre os temas da tolerância, não-violência e respeito as diferenças e foi inspirado no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião". O curta de Panahi sugere que o futuro está na solidariedade em vez do conflito.

The Accordion


Sinopse
Dois jovens artistas de rua em Teerã, um menino e uma menina, têm o seu acordeão confiscados após um incidente, o que eles devem aprender a aceitar, a fim de sobreviver.

Gênero Ficção
Diretor Jafar Panahi
Elenco Khadije Bahrami, Kambiz Bahrami
Ano 2010
Duração 9min
Cor Colorido
País Irã

Nenhum comentário: