segunda-feira, 23 de junho de 2014

Grupo F - Bósnia curta-metragem

O nome oficial deste distante país é República da Bósnia e Herzegovina e, assim como a Croácia, fazia parte da extinta Iugoslávia. Dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura (fonte: wikipédia). País de uma região que passou por diversos conflitos, tornou-se independente somente em 1992, então sua história no cinema também é muito recente, porém, possuem um período cinematográfico pré e pós-Iugoslávia. A primeira tentativa da Bósnia-Herzegovina de fazer cinema foi em 1950 com o longa-metragem chamado Major Bauk. Já da retomada cinematográfica pós-independência, destaque para Terra de Ninguém (No Man’s Land, 2001) de Danis Tanovic, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2002; e para Gori Vatra, de Pjer Zalica, longa de 2003. A bela Angelina Jolie dirigiu recentemente o filme Na Terra de Amor e Ódio (In The Land of Blood and Honey-EUA, 2011), que trata sobre a Guerra da Bósnia. Também como curiosidade pode-se salientar que o cineasta Emir Kusturica, apesar de possuir nacionalidade Sérvia, nasceu em Sarajevo, na Bósnia.

short film, curta, corto, kratki film
FLORESTA. Beleza dos Balcãs representada pela atriz do curta bósnio 
Já na parte de curtas-metragens, devo relatar a minha enorme dificuldade de encontrar algum que se adequasse a esta proposta. O principal fator contra novamente foi o idioma — como destaquei em outras postagens, países que têm mais de uma língua oficial normalmente me deixam atrapalhado nas minhas pesquisas. Na Bósnia se fala bósnio, croata e sérvio. Eu fui pelo mais lógico, se o país se chama Bósnia, devo procurar curtas em bósnio. Achei alguns filmes, todos carregados de assuntos ligados aos traumas dos conflitos étnicos e culturais da região. A maioria dos que achei pareciam ser de temática muçulmana e muitos tinham mais aparência de propaganda institucional do que curtas. Isso não seria problema, o problema é que grande parte tinha aspecto de filme amador, com alguns erros típicos de produções amadoras, como quebra de eixo, erros de continuidade, entre outros. Depois de quase postar o que me parecia melhor entre tantos que vi, tive um estalo e resolvi procurar em croata. Foi assim que tive uma grata surpresa e achei o curta (lá eles chamam de kratki film) de grande qualidade que compartilho aqui. O achado se chama Šuma (floresta em bósnio), um grande suspense que mostra o regresso de uma mulher a aldeia natal por conta da recente morte de sua mãe e, justamente, seu retorno mexe em algo que já parecia esquecido. Destaque pra fotografia e pra habilidade do jovem diretor Dajan Javorac que sabe conduzir bem este thriller bósnio sem abusar dos clichês do gênero.
Šuma


Sinopse
Depois da morte de sua mãe, Ružica retorna à sua aldeia natal. Durante a preparação do funeral, ela está tentando entrar em paz com seu passado, mas ele a persegue quando seu vizinho Sveta tenta vingar a morte de sua irmã.

Gênero Ficção
Diretor Dajan Javorac
Elenco Ena Radovanović, Srđan Šipka, Petar Miletić, Milica Vujović, Vanja Lazić
Ano 2012
Duração 14min
Cor Colorido
País Bósnia

Nenhum comentário: