quarta-feira, 25 de junho de 2014

Grupo F - Nigéria curta-metragem

short film, curta, corto, court metrage
A Nigéria é conhecida como "o gigante da África" pois possui a maior população e economia do continente. Vamos direto ao assunto, creio que muitos desconhecem o fato de a Nigéria ser a maior indústria cinematográfica do mundo no quesito quantidade de filmes. Em 2010 foram lançados acima de 1500, número superior ao da gigantesca produção indiana e mais do que o dobro de Hollywood. Este fenômeno apelidado de Nollywood é recente e começou sua ascensão nos anos 1990 justamente no momento em que não havia mais salas de cinema na Nigéria. Nos artigos que li, sobre o início desta onda nigeriana, destaco aqui trecho do texto Tudo o que você sempre quis saber sobre Nollywood, mas nunca teve a quem perguntar (recomendo a leitura completa do artigo): Segundo o jornal The Economist, o boom de Nollywood remonta a uma história interessante acontecida no início da década de noventa. Um comerciante, chamado Kenneth Nnebue percebeu que poderia vender muito mais facilmente as fitas VHS que tinha em estoque se gravasse um filme nelas. Este pioneiro, ao invés de fazer cópias ilegais de filmes estrangeiros (que seria a saída mais fácil, apesar de ilegal) resolveu produzir um filme por conta própria. Dessa forma, o filme Living in Bondage foi o primeiro “blockbuster” do cinema nigeriano, tendo vendido mais de 750 mil cópias. Entretanto, outra versão dá conta de que as raízes de tudo vêm da década de 1980 quando algumas pessoas da elite nigeriana que tinham vídeo cassete começaram a convidar os amigos pra assistir filmes em casa. Paralelamente passaram a contratar serviços de filmagem para registrar seus casamentos, aniversários, formaturas, entre outros eventos familiares, e esses VHS pessoais também começaram a ser exibidos aos amigos. A fim de diversificar a exibição dos vídeos caseiros, peças teatrais também passaram a ser filmadas e aí se dá o início de um vínculo com atores e diretores de companhias de teatro. Claro, de lá pra cá o cinema na Nigéria se profissionalizou, criou-se um mercado com gente especializada em todas áreas e hoje em dia usam tecnologia de ponta pra realização dos filmes. Poderia seguir no assunto do curioso cinema nigeriano que encontrou, além de linguagem e histórias que se aproximaram da realidade de seu povo, formas próprias de produção, distribuição e exibição, porém, esta introdução já ficou excessivamente longa. Quem quiser saber mais a respeito, recomendo fortemente a leitura, além do já citado Tudo o que você sempre quis saber sobre Nollywood, mas nunca teve a quem perguntar, o artigo O modelo Nollywood. Se tiver curiosidade, a Wikipédia tem um artigo sobre o Cinema da Nigéria que também é interessante.

short film, corto, curta, court metrage
IRMÃOS. Curta nigeriano mostra relação ambígua entre irmãos
O curta-metragem que representará a Nigéria é uma produção independente e não pode ser considerado um exemplo de produção de Nollywood. O curta se chama Big Man, um sensível drama realizado por um diretor talentoso que tenho certeza que ainda vai ter seu nome entre os grandes cineastas do mundo. O filme foca na dúbia relação de amor e (ódio não, muito forte) inveja que o inquieto irmão mais velho Uzoma tem com o seu obediente irmão caçula Chize. Aí está o talento do diretor Julius Onah que não só conduz a parte técnica com muita habilidade, ele transforma essas crianças sem experiência alguma em grandes atores. Não é à toa que Julius Onah já foi eleito pela Filmmaker Magazine como um dos 25 novos rostos do cinema independente. Como já citei anteriormente, não entendo nada de inglês, mesmo assim não consegui desgrudar os olhos desse envolvente curta, ademais, o inglês nigeriano é muito claro e isso também facilita o entendimento. Confere aí a obra-prima desse jovem realizador nigeriano.
Big Man


Sinopse
Uzoma adora brincar com seu irmão mais novo, apesar das advertências de seu pai. E às vezes, simples jogos têm consequências graves.

Gênero Ficção
Diretor Julius Onah
Elenco Michael Asuelime, Adekunle Adeleke, Kaptaintony Ofili-Akpom, Tubi Aiyedehin, Wale Ojo
Ano 2012
Duração 14min
Cor Colorido
Bitola HD
País Nigéria

Nenhum comentário: