quarta-feira, 18 de junho de 2014

Grupo E - Suíça curta-metragem

corto, curta, short, kurzfilm
A neutralidade sempre foi a marca registrada da Suíça, conhecida também pelo queijo, chocolate, relógios e o famoso canivete. Entretanto, se depender do futebol e do cinema, talvez o país dos Alpes nem constasse no imaginário popular. Sem uma cinematografia marcante, a Suíça se especializou em documentários, já no cinema de ficção é marcada por coproduções. Pra não ser injusto, podemos citar Jean-Luc Godard, cineasta franco-suíço que viveu a infância e juventude na Suíça, mas que teve toda sua carreira baseada na França. 

curta, corto, short, kurzfilm
O Começo do FIM. Nem tudo é o que parece em curta suíço
Ter o alemão, francês e italiano como línguas oficiais dificultou minha busca por curtas-metragens produzidos na Suíça. Afinal, devo procurar por kurzfilm, court-métrage ou cortometraggio? Até esses tradutores de sites tem dificuldade de traduzir páginas que contenham conteúdo escrito em mais de um idioma, coisa que apareceu muito. No entanto, fui agraciado com o meu achado e se a qualidade deste promissor cineasta curtametragista conseguir se traspassar para longas-metragens, creio que há esperança pro cinema suíço. O filme se chama Le Début de la Fin, traduzindo para o português seria "o começo do fim", nome emblemático que dá pistas sobre o fim de uma relação. Um casal, um amigo e muitas fotos. Elisa carrega consigo uma Polaroid e tira foto de tudo a cada instante. Embaralhe essas imagens e tente entender, a partir das fotos, o que aconteceu. É isso que se desenvolve em Le Début de la Fin, com uma montagem vertiginosa e labiríntica pode ser que nada seja o que parece ser. Destaques justamente pra fotografia e montagem.

Le Début de la Fin


Sinopse
Elisa, Oscar e Arthur estão caminhando para uma queda. Na calada da noite começa um jogo de poder e sedução perigoso em que Elisa puxa as rédeas. O polaroide que ela nunca para de usar expressa seu prazer em confundir a questão.

Gênero Ficção
Diretor Jean-François Vercasson
Elenco Mark Kelly, Isabelle Caillat, Jean Vocat
Ano 2011
Duração 17min
Cor Colorido
Bitola HD
País Suíça

Nenhum comentário: