quinta-feira, 12 de junho de 2014

Grupo B - Espanha curta-metragem


corto españa, curta, short filmQuem gosta de um bom filme, no mínimo sabe o nome de dois ou três diretores espanhóis. Com craques no campo e atrás das câmeras, a Espanha há tempos apresenta qualidade pra fãs do futebol e pra cinéfilos. Luis Buñuel (nasceu espanhol, morreu mexicano), Bigas Luna, Carlos Saura, Pedro Almodovár, Julio Medem, Alejandro Amenábar (este chileno, mas criado na Espanha), só pra ficar em alguns nomes.

Focando nos curtas-metragens, não sei precisar se a produção espanhola é maior que a brasileira, mas, talvez, na internet haja mais curtas espanhóis do que brasileiros. Parece que na Espanha estão mais avançados nesse aspecto que compreende que um filme é feito pra ser visto. Curta-metragem tem espaço limitado, vinculá-lo somente a festivais e deixá-lo preso a um restrito público frequentador desses eventos, é decretar a sua morte antecipada. A impressão que dá, que alguns realizadores daqui contentam-se em colecionar participações e menções em festivais e depois deixam, no que parece ser um sentimento possessivo, suas fitas guardadas em casa. Já os espanhóis têm inclusive um festival, o Notodo Filmfest que tem como regra que todos os curtas concorrentes fiquem disponíveis na internet desde o início do concurso e continuam depois do término do mesmo, como acervo que qualquer pessoa do mundo pode ver. Isso não é recente, o primeiro ocorreu em 2001 e já está na 11ª edição, com os participantes de todas edições à disposição.

corto español, short film
O que você quiser OUVIR. Sofía é uma mulher desolada
O corto selecionado pra representar a terra da Penélope Cruz no OutroCine chama-se: Lo que tú Quieras Oír. No entanto, antes de falar propriamente sobre a temática, peço permissão pra contar algumas curiosidades. O curta foi rodado em apenas um dia com uma equipe de 15 pessoas, numa única locação e com uma só atriz. Ao invés de fazer aquele caminho tradicional de todo curta-metragem, o jovem diretor Guillermo Zapata, decidiu não passar pelas dezenas de festivais e lançou o filme direto na internet, e mais, com uma licença Creative Commons (CC), não comercial, que permite copiar, distribuir e reproduzir livremente sem fins comerciais, em alternativa ao tradicional copyright (©). Quando completou dois anos no Youtube, Lo que tú Quieras Oír já se havia tornado um dos cinco mais vistos da história, o único de ficção entre os 20 mais do YouTube e também o único em espanhol. Fenômeno que, logo repercutiu fora da web, despertou o interesse de uma rede de cinemas local e o filme foi projetado em salas de cinema. Chega, vamos ao que interessa! Lo que tú Quieras Oír é um filme que conta de forma singela o drama vivido pela professora Sofía. Após um dia de trabalho como tantos outros, Sofía tem um recado na secretária eletrônica que irá abalar o seu lado emocional. É um filme valente, com méritos dentro e fora da tela, não é à toa que ainda figura entre os curtas mais assistidos da internet.
Lo que Tú Quieras Oír


Sinopse
Algo acontece com Sofía que a obriga a escolher entre a realidade, a ficção ou algo entre ambas coisas. Lo que tú Quieras Oír é uma história de amor sobre a relação entre a ficção e a realidade.

Gênero Ficção
Diretor Guillermo Zapata
Elenco Fátima Baeza, Adela Gutiérrez (voz off), Juanma López (voz off)
Ano 2005
Duração 7min
Cor Colorido
País Espanha

Nenhum comentário: