segunda-feira, 16 de junho de 2014

Grupo D - Itália curta-metragem

corto, curta, cortometraggio, short film
A Itália, poderosa no futebol e no cinema, coleciona grandes nomes em ambos. Seria injusto citar cineastas italianos, sempre faltaria algum nome, se bem que este humilde blog não se propõe e nem tem a pretensão de ser um compêndio do cinema. Mas pode se dizer que a importância do cinema italiano é inestimável. Influenciou desde Glauber Rocha, com o Neorrealismo italiano, até Tarantino, com Spaghetti western. Num artigo da Wikipédia há uma comparação simplista entre o cinema italiano e o brasileiro, constatando semelhanças entre os dois. Segundo o artigo, o cinema na Itália "foi muito popular dos anos 50 aos anos 70. Ao longo dos anos 70, a Itália fazia muitas comédias populares, e o Brasil fazia a comédia pornochanchada. O gênero de comédia popular na Itália era hegemônico, derrotando até mesmo os filmes de Hollywood". E segue dizendo que depois disso o mercado local despencou perdendo espaço pra produções hollywoodianas e que nas décadas de 80 e 90 o cine italiano praticamente desapareceu, restringiu-se a filmes de arte. A retomada veio faz pouco e recentemente as produções italianas voltaram a ter grandes bilheterias.

LIRISMO. Curta italiano transforma rugby em poesia visual 
Seguindo no meu desafio, il cortometraggio a rappresentare l'Italia! Na minha constante garimpagem eis que encontro uma preciosidade, um belíssimo (com direito a entonação italianada!) filme, que salvou minhas longas horas de busca. O curta se chama La Partita Lenta, dirigido pelo aclamado Paolo Sorrentino, que no currículo traz filmes como As Consequências do Amor (Le conseguenze dell'amore, 2004), que lhe conferiu prestígio internacional, e A Grande Beleza (La grande bellezza, 2013), produção vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2014. La Partita Lenta traz a tona o dia de uma equipe de rugby, um esporte com fama de violento, mas, a contraste disso, o que se vê é poesia, um lirismo que os olhos de Paolo Sorrentino conseguem transmitir em preto e branco. Sorrentino domina a linguagem cinematográfica e utiliza com maestria planos e movimentos de câmeras, além de saber explorar as pausas e o silêncio que o ajudam captar cada detalhe do que ele quer dizer sem explicitar nada, ou quase nada. É curioso o realismo mesclado com a ficção, pois, nas filmagens foram utilizados ​​jogadores reais de rugby, pertencentes a uma equipe de série B de Roma. Talvez o curta deixe muitas perguntas para os que não percebem as entrelinhas, no entanto, o que dá pra saber é que presenciamos os momentos que antecedem a uma partida e ali há uma explosão de sentimentos, entre eles, companheirismo. O resto não precisa de respostas, os dez minutos de primor estético que o diretor nos presenteia não precisam de conclusões.
La Partita Lenta


Sinopse
Em uma atmosfera entre ficção e realidade, um jogo de rugby nos subúrbios se torna a alegoria da luta diária de uma família italiana contra as provações e tribulações da vida.

Gênero Ficção
Diretor Paolo Sorrentino
Elenco Monica Dugo, Roberto Bernardini, Renato Gnani, Francesco Iacorossi, Flavio Gregori
Ano 2009
Duração 10min
Cor P&B
Bitola 35mm
País Itália

Nenhum comentário: