quinta-feira, 12 de junho de 2014

Grupo C - Japão curta-metragem

curta, short film corto japonêsO Grupo C passa a impressão de ser um dos mais equilibrados desta Copa. O Japão tem grandes chances de avançar pras demais fases. Não sei o nome de nenhum jogador nipônico. Agora se tu me perguntar se eu conheço cineastas japoneses, sou incisivo como uma espada samurai: Akira Kurosawa, Takeshi Kitano, Tizuka Yamasaki (uou, acho que ela não conta como japonesa!). O cinema japonês não vive só de ninjas assassinos, monstros gigantes e samurais buscando reaver a sua honra, existe uma diversidade no cinema do sol nascente que foge das telas do cinema ocidental e por estes lados chegam mais as produções dos diretores consagrados.

shortfilm corto
SIMETRIA. Curta japonês mostra obsessão compulsiva
Se eu disser que curta-metragem em japonês se escreve 短編映画 vocês acreditam? Eu não, mas foi um tradutor online que me disse! Representando o Japão nesta Copa de curtas que, absorto na minha falta de juízo, resolvi fazer durante a Copa do Mundo de futebol, apresento o premiado Right Place. Um cara envolto no seu transtorno obsessivo compulsivo não consegue enxergar o mundo além da busca pela simetria. Apesar de atrapalhar a sua vida, o TOC não é algo que parece lhe incomodar. Right Place é conduzido com maestria, as repetições do personagem se transformam quase que em música e, pessoalmente, nunca vi nada na ficção que mostre alguém com TOC ser tão bem representado como neste pequeno filme japonês; só alguém com este maldito transtorno pra perceber. Sim, talvez eu estar às cinco e meia da manhã, do dia que começa a Copa, procurando curtas que talvez ninguém assista aqui, pode indicar um forte traço de transtorno obsessivo compulsivo. Porém, se eu tivesse dormindo, nunca teria escutado essa linda frase dita pelo personagem japonês: – Assim como há um lugar certo para tudo em volta de mim, tem que ter o lugar certo para mim em algum lugar...
Right Place


Sinopse
Em RIGHT PLACE há um excêntrico trabalhador numa loja de conveniência cuja obsessão pela colocação de objetos no seu devido lugar lhe trará uma súbita e inesperada mudança na carreira.

Gênero Ficção
Diretor Kosai Sekine
Elenco Osamu Tsuji, Tsuyoshi Ohishi, Megumi Komatsu, Risa Mizutani, Kouji Yashiro
Ano 2005
Duração 5min
Cor Colorido
País Japão

Nenhum comentário: