quinta-feira, 12 de junho de 2014

Grupo C - Costa do Marfim curta-metragem

court métrage, curta, short film
Há quem diga que a Costa do Marfim é a melhor seleção africana nesta Copa. A principal esperança de gols da seleção da República da Costa do Marfim (République de Côte d'Ivoire) se chama Didier Drogba. Mas o que mais sabemos desta república? Vejamos, lá se fala francês. Como todos os países do continente africano, sofreu com a exploração europeia, neste caso, de Portugal e França. A interferência branca deixou a herança maldita: Pobreza e guerras civis. Mais do que isso, confesso envergonhadamente que não sei nada. Pesquisei no Google pra descobrir que o grande nome do atual cinema costa-marfinês (é assim mesmo que diz?) se chama Philippe Lacôte e sua grande obra é o longa-metragem Run (2014), que trata justamente sobre a guerra civil de uma década no país.

court, corto, curta, short fim
Um minuto de SILÊNCIO. Drama em realista curta costa-marfinês
Achei que sofreria pra achar um court métrage da Costa do Marfim, mas não. Facilmente, apareceu sorrindo pra mim o curta chamado Une minute de Silence..., que foi postado no Youtube agora mesmo, neste último Abril, diga-se de passagem um belo achado. O filme mostra o funeral de uma vítima da recente crise que se instalou por lá em 2010. Logo após as eleições daquele ano, o país ficou dividido, tanto Laurent Gbagbo, então presidente, como seu oponente, Alassane Ouattara, proclamaram-se vencedores. Forças da ONU bombardearam algumas regiões e junto com forças francesas, incumbidas de intervir, entram em combate, do fogo cruzado resultou muitas mortes, inclusive do nosso protagonista. Rico tecnicamente, Une minute de Silence apresenta uma excelente decupagem e impressiona com o realismo de algumas tomadas, como aquela que se vê carros trafegando normalmente entre corpos estendidos na rua. Se eu entendi os diálogos do filme? Não, não entendo francês, mas compreendi tudo e percebo o quanto valeu a pena ficar quinze minutos em silêncio e assistir esta comovente produção costa-marfinense. Destaque também pra música final.
Une minute de Silence...


Sinopse
Une minute de Silence é uma história fictícia, mas os fatos e o contexto (ou seja, o bombardeio de campos militares e locais estratégicos em Abidjan por forças de paz da ONU e as forças francesas da operação Licorne) são inspirados por uma história real.

Gênero Ficção
Diretor Armand Breh
Elenco Stéphane Kousassi, Hortense Ahebee, Yann-Patrick Konan, Nina Kramoko, Justine Langui, Guy Kalou
Ano 2014
Duração 15min
Cor Colorido
País Costa do Marfim

Nenhum comentário: