terça-feira, 17 de junho de 2014

Grupo D - Uruguai curta-metragem

Corto, curta, short film
Bicampeões mundiais no futebol, o Uruguai parece ter ficado pra trás com suas glórias no esporte mais apaixonante do mundo. No entanto, no que se refere a política e direitos civis, la República Oriental del Uruguay, está e sempre esteve na vanguarda, anos-luz de qualquer país do continente. Foi o primeiro país a legalizar o divórcio, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Também foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. A segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis (Fonte: Wikipédia). Já no cinema, infelizmente a produção é pequena como o tamanho de seu território. Destaca-se o ótimo Whisky (2004) ganhador de dezenas de prêmios internacionais, lamentavelmente, dois anos após sua realização, o filme perdeu um dos seus promissores diretores, Juan Pablo Rebella suicidou-se em 2006. Do cinema contemporâneo uruguaio destaque também para El Baño del Papa (2007), coproduzido com o Brasil, Gigante (2009) coprodução internacional; do mesmo modo poderíamos considerar Plata Quemada (2000), filme argentino, filmado e coproduzido no Uruguai.

corto, curta, short film
INVASÃO. Capital uruguaia é invadida por robôs alienígenas
Nos curtas-metragens, o grande sucesso da produção uruguaia é um breve filme de cinco minutos que ganhou destaque mundo afora pela qualidade de seus efeitos visuais. A produção custou impressionantes 300 dólares, valor impensável pelo realismo das cenas. O cortometraje chama-se Ataque de Pánico! e mostra a descentralização das invasões alienígenas, nada de Nova Iorque, desta vez é Montevidéu que é arrasado por robôs gigantes. O curta chamou tanta atenção, que seu diretor Federico Álvarez logo recebeu convites dos grandes estúdios como Dreamworks, Fox e Warner. Hoje em dia é conhecido por Fede Alvarez e foi o diretor e co-roteirista do remake de Evil Dead.
Ataque de Pánico!


Sinopse
Montevidéu é atacada por uma legião de robôs gigantes alienígenas.

Gênero Ficção
Diretor Federico Álvarez
Elenco Diego Garrido, Pedro Luque, Rodo Sayagues
Ano 2009
Duração 5min
Cor Colorido
País Uruguai

Um comentário:

Unknown disse...

Do Filme Plata Quemada são caracterizadas por ser produções calidad.Actualmente, Leonardo Sbaraglia quien participa do filme está em série brasileira O hipnotizador é uma série que está a alcançar grande sucesso, quebrando fronteiras no México, por exemplo.