sexta-feira, 13 de junho de 2014

Grupo C - Grécia curta-metragem

short film, corto, curta, ταινία μικρού μήκους
Chegou a vez da Grécia. Pra quem, como eu, não sabia, o nome oficial do país é República Helênica. Hoje tá difícil de escrever algo, bloqueio mesmo. A Grécia é considerada o berço de toda a civilização ocidental. Como tal, é o local de origem da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da literatura ocidental, da historiografia, da ciência política (essa parte toda é da Wikipédia mesmo, como disse, hoje tá difícil escrever). Pesquisando achei dois sites bacanas que tratam sobre o cinema grego. O Cinetoscópio traz uma lista dos dez filmes que um dos seus colunistas julga essenciais do cinema grego. E o Obvious, na coluna dedicada a sétima arte faz um apanhado do cinema helênico contemporâneo, onde constata que apesar da atual crise econômica (ou, quem sabe, por conta dela), a Grécia, dentro das telas, vive um de seus momentos mais criativos.

PET SHOP. Curta-metragem grego traz importante reflexão
Buscar curtas gregos foi uma surpresa pra mim. Não achei que seria tão difícil. Não pela escassez de produções, tem bastante coisa. O problema realmente é o idioma. E filmes falados em grego me deixaram com aquela cara de "parece que tá falando grego!". Piadinhas infames a parte, sabem como se escreve curta-metragem em grego? Torçam a língua: ταινία μικρού μήκους. A minha busca acabou quando achei o sensível e multipremiado Pet Shop. Tem poucos diálogos, mas todos são de fácil compreensão e vem com legendas em inglês. Um menino junta todos seus trocados e vai até uma loja comprar um bichinho de estimação, o problema é que os preços vão além do que ele conseguiu juntar. O tocante filme é do tipo que faz a gente repensar certos valores, principalmente em relação ao peso que se dá a aparência física.

Pet Shop


Sinopse
Nossa sociedade se aproxima e dá valor a vida de acordo com seus próprios critérios e os preços são de acordo a isso. Valoriza mais aparência do que substância.

Gênero Ficção
Diretor Michael-Gabriel Zenelis
Elenco Meletis Georgiadis, Thodoris Asimakis
Ano 2008
Duração 7min
Cor Colorido
Bitola 35mm
País Grécia

Nenhum comentário: